A pesagem faz parte dos requisitos obrigatórios da avaliação de saúde para a manutenção do programa Bolsa Família, do Governo Federal. O serviço é ofertado durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, e aos sábados são realizadas ações para proporcionar um horário diferenciado de atendimento.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que neste sábado (03) serão dois pontos para atender as crianças menores de 7 anos, gestantes e mulheres contempladas pelo programa. Os atendimentos serão nas UBS’s dos Bairros Boa Esperança e Sebastião de Matos, das 7h às 16h.
O atendimento é formato livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio. Basta comparecer nos locais indicados, portando documento de identificação, cartão SUS, carteira de vacinação das crianças, caderneta da gestante e o Cartão Bolsa Família.
Em Sinop são 9.399 beneficiários cadastrados, que precisam cumprir essas condicionalidades exigidas pelo programa duas vezes ao ano. A primeira vigência é agora, entre os meses de janeiro a julho.
É um processo simples e necessário, que garante às famílias em situação de vulnerabilidade o acesso aos serviços preventivos de saúde, e desta forma a identificação de problemas de saúde precoce, evitando complicações futuras e garantindo o benefício dessas famílias.