Sem folga, apesar do recesso de final de ano em vários setores da prefeitura, a equipe da Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde de Vera continuou nas ruas, monitorando as residências e empresas na prevenção a Dengue, a Zika e Chikungunya.
Os focos continuam aparecendo, e o trabalho deve ser contínuo para evitar a contaminação da população, pelo mosquito transmissor.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental de Vera, Samuel Raimundo da Silva, esta ‘vigilância’ tem dado resultado, com diminuição no surgimento das doenças.
“Nossos agentes não pararam, estamos diariamente verificando casas, barracões, prédios públicos para ter a certeza de que não há meios favoráveis para o desenvolvimento das larvas. É período de chuva, então qualquer recipiente que possa acumular água, é um meio de reprodução do mosquito. A população precisa estar ciente disso”, frisou Samuel.
A prefeitura inclusive notificou moradores que estão com terrenos baldios sujos, para que providencie a limpeza na cidade.
No ano passado, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou vários mutirões, recolhendo entulhos no centro e nos bairros.
Os agentes seguem o cronograma de visitação e fiscalização, inclusive, fazendo a aplicação do perifocal nos PE (Pontos Estratégico).