Janeiro é o mês de conscientização sobre a hanseníase. Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a doença. A coordenadora do Centro de Referência de Tuberculose e Hanseníase da cidade de Sinop Maria Auxiliadora ressaltou os dias da campanha no município.
O dia D será ele é no dia 26 de janeiro, nós faremos três eventos em questão da campanha. No dia 12 nós estaremos no UBS São Cristóvão, todos os contatos que foram agendados que ligaram para eles por favor compareçam, no dia 19 acontecerá também aqui no Centro de Referência de Tuberculose e Hanseníase, onde nós estaremos examinando os contatos e no dia 26 será aberto a comunidade este mutirão na UBS Sabrina lá sim estará aberto a comunidade.
Essas ações serão em comemoração ao “Janeiro Roxo”, a Secretária de Saúde continua realizando outras ações durante todo o ano. Em Sinop somente no ano de 2018 foram registrados 781 casos novos de hanseníase. Maria Auxiliadora explica que todos que tiverem dúvidas procurem as Unidades de Saúde Básica de seu bairro.
Não deixe a doença se agravar, pra que a gente não posso tratar não só a doença mais as complicações.
A hanseníase é uma doença infecciosa, não hereditária, cujos sintomas incluem manchas brancas, avermelhadas ou amarronzadas e com perda de sensibilidade em qualquer parte do corpo.



























