Depois de quatro anos de comprometimento com a transformação social das crianças e adolescentes que residem em Sinop, o município conquistou novamente o Selo UNICEF.
No Mato Grosso somente 11 municípios foram certificados, a lista foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nesta quarta-feira (6).
O selo é um símbolo de reconhecimento pela boa gestão e pelo compromisso do município em melhorar a qualidade dos serviços de Educação, Saúde e Assistência Social, oferecidos desde a primeira infância até o primeiro emprego. “Durante quatro anos Sinop foi desenvolvendo ações para cumprir as metas dos sete indicadores que o Selo UNICEF apontou como prioridade. Entre essas metas estavam as ações ligadas ao bem estar na gestação, à primeira infância, vacinação, inserção escolar e ainda o fomento ao primeiro emprego e o incentivo à qualificação profissional de adolescentes”, considerou a articuladora do Selo em no município, Alexandra Berté Parreiras.
A secretária de Assistência Social e também presidente do Comitê Estadual do selo UNICEF, Scheila Pedroso, comemorou a conquista. “Esse resultado vem para coroar o trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Roberto, e nos mostra, que estamos entregando o melhor para as nossas crianças e adolescentes. Essa certificação significa muito para o desenvolvimento do nosso município, quero dedicar e agradecer a todos que nos ajudaram fazendo o melhor, não tenho dúvidas que essa é uma conquista de todos, servidores e moradores de Sinop”, destacou.
Neste período foram realizadas diversas ações e um grande avanço foi a retomada do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), ocorreram ainda palestras sobre o combate ao racismo, gravidez na adolescência, visitas aos parques ecológicos para falar de sustentabilidade e cuidado com a biodiversidade local, bem como o fórum municipal, que discutiu o Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A prefeitura também intensificou as ações de vacinação e outros mutirões.
A articuladora ainda destacou ainda que a certificação é resultado de um esforço coletivo entre a Saúde, Educação e Assistência Social. “O município não recebe nenhum prêmio no sentido financeiro, o que alcançamos é o reconhecimento por todo o trabalho executado pela transformação social das crianças e adolescentes que moram aqui. Isso demonstra que entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, Sinop teve um esforço maior para investir nas políticas públicas em prol das crianças e adolescentes”, completou.
Além de Sinop, foram certificados as cidades de Arenápolis, Barra do Garças, Cuiabá, Nova Xavantina, Paranaíta, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Tangará da Serra e Tapurah.
No Brasil 923 municípios receberam o selo. Os municípios certificados com o selo UNICEF têm mais facilidade de acesso a recursos estaduais, federais, de instituições internacionais e de bancos de desenvolvimentos, que incentivam projetos e políticas públicas focadas na infância e adolescência.
Assessoria