A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já disponibilizou a vacina contra a dengue nas salas de vacinas do município. O público alvo da imunização são crianças e adolescentes com idades entre 10 a 14 anos. A medida de prevenção é um passo importante na prevenção e controle da doença.
A vacinação contra a dengue é uma estratégia eficaz para reduzir a incidência e gravidade da doença. No entanto, é necessário observar as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde para garantir que a vacinação seja segura e eficaz para todos. De acordo com os dados epidemiológicos, de janeiro a abril foram 201 casos de dengue registrados na cidade.
Em Sinop um total de 13.459 indivíduos devem ser vacinados. O município já recebeu 25% das doses, que estão disponíveis nas salas de vacinas das UBS’s de segunda a sexta-feira das 7h às 11h, e das 13h às 17h, e também nas salas de vacinas dos CIA’s André Maggi e Jacarandás de segunda a sexta-feira das 6h30 às 18h30, sem intervalo.
O esquema vacinal é composto por duas doses, que devem ser aplicadas com intervalo de 90 dias. Pessoas com diagnóstico positivo ou que já tiveram dengue, é recomendado um intervalo de seis meses. Não pode ser aplicada simultaneamente com outra vacina. Se tiver que tomar as vacinas contra Varicela, Febre Amarela e Tríplice Viral, é preciso um espaço de 30 dias após aplicação da vacina da dengue. É contraindicada gestantes e lactantes (mulheres que estão amamentando).