Nilson Leitão celebra consolidação da radioterapia em Sinop

Divulgação / Assessoria

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais neste domingo (21), Nilson Leitão, pré-candidato a deputado federal, comemorou a implantação definitiva do serviço de radioterapia em Sinop, considerada uma das mais importantes conquistas para a saúde pública do Norte de Mato Grosso. A entrega do acelerador linear do Centro de Radioterapia do Hospital Santo Antônio está marcada para esta terça-feira (23), às 14h, concretizando uma luta iniciada há mais de duas décadas.

Leitão lembrou que os primeiros passos para fortalecer o atendimento a pacientes com câncer em Sinop foram dados ainda durante a sua gestão como prefeito de Sinop. Uma parceria do poder público com o Lions Clube e diversas lideranças da comunidade possibilitou a implantação da ala de oncologia no Hospital Santo Antônio. A unidade recebeu o nome de José Adriano Leitão, em homenagem a seu pai.

“Naquela época, nosso objetivo era garantir que os pacientes tivessem acesso ao tratamento cada vez mais perto de casa. A criação da ala de oncologia foi o início de um trabalho que agora alcança um novo patamar com a radioterapia”, destacou.

Posteriormente, já como deputado federal, Nilson atuou junto ao Ministério da Saúde para credenciar o hospital junto ao Sistema Único de Saúde, evitando que os pacientes tivessem de se deslocar para outros pontos do país em busca de tratamento gratuito.

Pouco depois, em maio de 2012, conseguiu incluir Sinop e Rondonópolis no Plano de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando recursos e apoio para a implantação da estrutura necessária ao funcionamento do serviço em ambos os municípios.

O caminho, porém, foi longo. O programa enfrentou atrasos por questões burocráticas, problemas contratuais e dificuldades com as empreiteiras contratadas para a execução das obras. Mesmo assim, a mobilização continuou e ao longo do mandato Leitão destinou emendas para ampliação dos leitos do hospital.

Em julho de 2021 o serviço de radioterapia começou a ser operado na Santa Casa de Rondonópolis, na região Sul do estado. Agora, chegou a vez de Sinop.

O equipamento foi entregue em 2025 e passado o período de testes, adequações estruturais e habilitação junto aos órgãos reguladores, está pronto para entrar em operação.

Para Nilson Leitão o momento simboliza a conclusão de uma jornada construída ao longo dos anos de trabalho e articulação política.

“É um momento de grande emoção. Ver esse projeto se tornar realidade significa cumprir um compromisso com milhares de famílias da nossa região. É o resultado da união de muitas pessoas e instituições que acreditaram que Sinop precisava e merecia esse serviço. Tenho orgulho de ter participado dessa história desde o início”, concluiu.

Leitão deu uma pausa na agenda de visitas aos municípios para acompanhar, em Sinop, a cerimônia que marcará o início do serviço de radioterapia.

Assessoria

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje