Em um movimento estratégico para garantir a plena participação democrática nas eleições deste ano, o chefe do Cartório Eleitoral da 36ª Zona, Luiz Antônio Rodrigues da Silva Júnior. reuniu-se com o secretário de Gestão Luis Fábio Marchiori na Prefeitura de Vera para reforçar a campanha de regularização do eleitorado. O foco principal é o registro biométrico e a emissão de novos títulos para jovens a partir de 16 anos.
A campanha, Mutirão “100% Biometria” que teve início em 2025, estabeleceu a meta ambiciosa de atingir 98% do eleitorado da região — que abrange não apenas Vera, mas também os municípios de Feliz Natal e Santa Carmem que fazem parte da 36ª Zona Eleitoral.
Luiz alertou que cerca de 373 pessoas em Vera ainda precisam comparecer ao cartório para evitar o cancelamento do título. O prazo final para essas regularizações é o início de maio (6 de maio).
“O cancelamento do título gera uma série de transtornos que vão além do dia da eleição, como a suspensão do CPF, impedimento de receber benefícios governamentais, dificuldades para movimentar contas bancárias e emissão de passaportes”, explicou o coordenador.
Apoio da Gestão Municipal
O prefeito Yago, que cumpre agenda em Brasília, manifestou total apoio à iniciativa por meio de sua equipe, garantindo que a prefeitura será parceira do Cartório Eleitoral na divulgação e suporte logístico necessário.
A mensagem central da gestão é o incentivo ao voto consciente: “Este ano teremos seis votos (Presidente, Governador, dois Senadores, Deputado Federal e Estadual). Quando você deixa de votar, acaba ajudando a eleger candidatos que podem não representar seus interesses”, destacou o secretário Marchioro.
O atendimento no Cartório Eleitoral ocorre de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 13:30, sem fechamento para almoço.
Documentos necessários:
Documento de identidade com foto; Comprovante de endereço (preferencialmente em nome do eleitor ou dos pais).
Para quem já possui biometria cadastrada e deseja apenas realizar transferências ou pequenas alterações, o serviço pode ser feito de forma online através do sistema Título Net. No entanto, para o registro da digital, o comparecimento presencial é obrigatório.
Assessoria | Prefeitura de Vera




























