UCT Sinop precisa de doações de sangue O negativo

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sinop (UCT Sinop) está com o estoque de sangue da tipagem sanguínea O negativo em nível crítico e precisa de doadores para recompor o estoque. A unidade que é integrada a rede SUS (Sistema Único de Saúde) atende as demandas do município de Sinop, cidades da região Norte de Mato Grosso e até a capital Cuiabá.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h – sem necessidade de agendamento prévio -, na Rua das Amendoeiras, Setor Comercial, anexo ao Hospital Regional de Sinop (HRS). Além disso, a unidade realiza coletas especiais aos sábados, todos os meses, em dia escolhido previamente. O objetivo é de ampliar o acesso da população à doação.

A unidade esclarece que todas as tipagens sanguíneas são necessárias para garantir o abastecimento do banco de sangue e mantê-lo disponível para atender as demandas de pacientes internados em hospitais públicos e em necessidade de transfusão de sangue.

O sangue coletado na UCT de Sinop é utilizado para transfusões em pacientes internados no Hospital Regional e em outras unidades hospitalares. Além de salvar vidas em emergências, o banco de sangue é essencial para tratamentos contínuos, como em casos de câncer, doenças hematológicas e cirurgias de médio e grande porte.

Em Sinop, a UCT realiza, além das coletas e dispensação de bolsas de sangue, a separação dos componentes do sangue para atender necessidades específicas de pacientes. Em Sinop, a UCT fraciona a bolsa de sangue em “centrado de hemácias, plasma comum e plaquetas, entretanto, uma única bolsa pode salvar até três vidas.

Quem pode doar?

Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto e o CEP do endereço. O doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 51 kg, estar em boas condições de saúde e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Jovens de 16 e 17 anos podem doar mediante autorização assinada pelos responsáveis legais, que devem acompanhar todo o processo.

De acordo com as orientações da UCT, existem restrições temporárias para a doação. Pessoas que realizaram cirurgias recentes, passaram por tratamentos odontológicos, tiveram gripe ou febre nos últimos sete dias ou receberam vacinas devem respeitar os prazos mínimos antes de doar. Gestantes e mulheres que estão amamentando também não podem realizar a doação até os períodos exigidos de recuperação.

Outra recomendação importante é o intervalo entre as doações. Homens podem doar a cada 60 dias, até quatro vezes ao ano, enquanto mulheres devem respeitar o intervalo de 90 dias, com o limite de três doações anuais. O uso de bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores ou o consumo de drogas ilícitas também impossibilitam a doação.

A UCT reforça que doar sangue é um ato rápido e seguro, que pode salvar até quatro vidas com cada bolsa coletada. A Unidade disponibiliza o número (66) 99292-2634 (WhatsApp) para dúvidas ou informações. As coletas são realizadas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

Assessoria

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje