A procura por voos com ou saída ou chegada em Sorriso tem sido alta. Só nos primeiros cinco meses de 2023 – 1.º de janeiro a 31 de maio, o Município registrou 21,7 mil embarques e desembarques. Um percentual 14,98% mais alto em relação ao mesmo período de 2022. Os dados são disponibilizados mensalmente pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).
Pelo relatório é possível acompanhar a evolução mês a mês. Maio registrou o ápice de buscas com 4.660 embarque e desembarques; 133 passageiros a mais do que em abril quando o número chegou a 4.527. Em março o número chegou à 4.514; fevereiro somou 3.819 embarques e desembarques e janeiro 4.206.
“É possível perceber uma evolução mensal nos números; esses dados reforçam a necessidade e o nosso pedido pela abertura e implantação de novas linhas aéreas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira. Pedido – implantação e abertura de novas linhas – que será encaminhado nos próximos dias às empresas Gol, Latam e Azul.
Conforme o gestor, o Município em parceria com Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sorriso (Condess), organizou um panorama com os números para encaminhar a solicitação às empresas.
Hoje, Sorriso tem um voo diário para Cuiabá. “O que tem sido insuficiente”, destaca Cláudio. Por isso, a busca por novas linhas, em especial para São Paulo, pelo alto fluxo de negócios com saída da ponte aérea paulista como ponto de partida à Capital Nacional do Agro.