Alunos da rede municipal de ensino entrarão em recesso escolar pelo período de 15 dias, conforme definido no calendário letivo. O período de intervalo começa na próxima segunda-feira, 3 de julho, retornando às aulas dia 18 de julho. O calendário escolar é um documento oficial indispensável para a organização das escolas e também do planejamento familiar. A exigência é ofertar, no mínimo, 200 dias letivos e 800 horas no ano, os quais serão cumpridos até o fim de 2023.
A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, destaca que a pausa nas atividades é uma oportunidade para os alunos recarregarem as energias. “É importante pontuar que durante esse período, as famílias podem incentivar as crianças a explorarem novas habilidades, e também os pais podem ter maior interação, estimulando atividades e brincadeiras, com momentos de afeto entre as famílias. Essa interação dos pais é muito importante para o desenvolvimento destes pequenos. Além, é claro do descanso merecido”.
Ela ressalta ainda que houve uma mudança no calendário semestral para que a rede estadual, que é atendida pela frota de ônibus escolar, não seja prejudicada. Durante o período de recesso, as escolas permanecerão abertas para atividades administrativas e planejamento pedagógico. Além disso, os professores utilizam este tempo para a elaboração de projetos, avaliação de resultados e planejamento de aulas e atividades para o próximo semestre.