A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou na tarde da última quinta-feira (19) que está investigando um total de 59 casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Os casos seguem sendo monitorados e apenas um deles foi confirmado. Um dos casos investigados é um paciente de 37 anos de Sinop, que apresentou os sintomas da doença e possui histórico de viagem para o exterior, onde há a circulação do vírus.
Segundo a SES, o aumento no número de casos suspeitos é consequência da atualização do protocolo de definição de casos apresentado pelo Ministério da Saúde; a medida impacta no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país. Nesta quinta-feira (19), o Governo Federal confirmou 621 casos de Covid-19 no Brasil, o que representa 193 casos novos em relação aos números do dia anterior.
Confira a lista das suspeitas em Mato Grosso:
- Lucas do Rio Verde (2)
- Aripuanã (2)
- Araputanga (4)
- Cuiabá (28)
- Nova Xavantina (2)
- Rondonópolis (4)
- São José do Rio Claro (2)
- Sinop (1)
- Ipiranga do Norte (1)
- Juína (1)
- Juruena (1)
- Campo Verde (2)
- Campo Novo do Parecis (1)
- Poxoréu (1)
- Tangará da Serra (1)
- Várzea Grande (3)
- Primavera do Leste (1)
- Cáceres (2)
Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 87 ocorrências em Mato Grosso. De acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, 11 casos foram descartados e 17 foram excluídos por não preencheram critérios de definição de caso para Covid-19.
Conforme a área técnica, o sistema de informação oficial segue instável, o que justifica a possibilidade de os dados estarem discordantes daqueles apresentados pela plataforma do Ministério da Saúde.
Contexto
A Nota Informativa nº 15 esclarece que o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), sendo o laboratório de referência para análises epidemiológicas relacionadas a Covid-19, iniciou nesta quinta-feira (19) a realização das análises locais.
Até então, as amostras para Covid-19 chegavam ao Lacen e, a depender da análise negativa para outros vírus, eram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo – um dos laboratórios de referência nacional. A partir de agora, o Lacen trabalhará com o prazo de até 72h após a amostra estar no laboratório estadual.
Recomendações
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).



























