A equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde está realizando, nesta semana, o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano, com o objetivo de identificar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue na cidade. Os trabalhos devem ser concluídos até sexta-feira (26).
O coordenador de endemias, Alef de Souza Costa, explica que a pesquisa é realizada em toda a cidade, em quadras sorteadas pelo Ministério da Saúde, no sistema de amostragem, em que o agente visita um imóvel e ‘pula’ outros cinco. “É através dessa pesquisa, que podemos avaliar a situação do mosquito no município, e com isso promover ações e atividades para o combate, trabalhando a prevenção de doenças”, pontuou.
Na primeira pesquisa do ano, em janeiro, o índice estava em 10,9%. Ao longo do ano serão realizadas ainda, mais duas pesquisas. “A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é 1%, por isso mesmo no período da seca não podemos descuidar, temos que ficar atentos aos cuidados, e reduzir esses dados, o trabalho de prevenção e orientação, é realizado durante todo ano pelos nossos agentes, mas precisamos contar com o apoio da população”, frisou o coordenador.
A pesquisa irá percorrer 150 bairros de Sinop, a meta é visitar 20% dos mais de 100 mil imóveis cadastrados na cidade. Durante os trabalhos de rotina e no mutirão de combate a dengue, realizados este ano, mais de 11 mil residências foram visitadas. Os agentes identificaram que os focos estão concentrados dentro dos quintais, principalmente no lixo doméstico.