Prefeito Roberto Dorner notifica Águas de Sinop e cobra solução imediata para problemas nas obras de saneamento

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, intimou, na manhã desta sexta-feira (19), a concessionária Águas de Sinop cobrando uma solução imediata para os recorrentes problemas relacionados às obras de saneamento no município. Durante reunião realizada em seu gabinete, o chefe do Executivo foi enfático ao afirmar que são necessárias ações efetivas e imediatas.

Segundo o prefeito, a população está insatisfeita com os trabalhos que estão realizando [Águas de Sinop]: atrasos em obras, falhas na recomposição asfáltica, intervenções mal executadas e transtornos que impactam diretamente o dia a dia dos moradores e toda a classe empresarial. Itens que, inclusive, foram notificados formalmente pela Ager Sinop (Agência Reguladora de Sinop) e, também, destacadas em relatório técnico elaborado pelo Comitê de Fiscalização formado por membros do Executivo Municipal.

“Não vamos aceitar que a população continue sendo prejudicada. A empresa precisa cumprir aquilo que está no contrato. Se não cumprir, vamos tomar as medidas administrativas extremas”, declarou Dorner. “Não podemos mais aguentar esse tipo de situação. Estamos lidando com gigantes [AEGEA] mas, não temos medo! Esse é um direito da sociedade [a obra de qualidade]. Não adianta estarmos sempre fazendo as mesmas cobranças e recebermos sempre os mesmos discursos. Quero respeito com a nossa cidade!” acrescentou ao dizer que: “são anos conversando, agora queremos uma ação imediata e que tem que começar agora, hoje!”

Além da direção da Concessionária, participaram da reunião, também, representantes da AGER Sinop, Secretarias de Meio Ambiente; Obras; Governo e Procuradoria Jurídica.

Relatório do Comitê Técnico
Um relatório técnico consolidado elaborado pelo Comitê de Fiscalização [Dec. 013/2026] aponta reincidência e descumprimentos contratuais por parte da concessionária Águas de Sinop S.A. na execução dos serviços de água e esgoto no município. Até o momento do ano de 2026, a Ager Sinop já expediu 21 autos de infração e três advertências, com destaque para falhas na recomposição asfáltica após obras de implantação da rede de esgotamento sanitário, extravasamentos recorrentes de esgoto, vazamentos de água e descarte irregular de resíduos.

O documento ressalta que as irregularidades persistem mesmo após penalidades progressivas, evidenciando, segundo a Agência, deficiência de gestão técnica e perda de controle operacional. A Reguladora também rejeita as justificativas da concessionária relacionadas a pedidos de usuários e ao período chuvoso, afirmando que a recomposição integral das áreas afetadas é obrigação contratual expressa e parte indissociável da prestação adequada do serviço público.

Este relatório, conforme análise da Procuradoria Jurídica do município, respalda o Executivo a adotar medidas administrativas extremas.

Karoline Kuhn e Luciano André | Prefeitura de Sinop

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje