Aplicativo de transporte Uber começa operar em Sinop nesta quarta-feira a partir das 14h

Sinop já conta com outras empresas semelhantes, que também atuam motoristas por aplicativo, bem como os táxis convencionais.

A Uber, principal empresa de mobilidade urbana do mundo e que conecta motoristas particulares a passageiros por meio de aplicativo, começa a operar em Sinop nesta quarta-feira (6), a partir das 14h. A cidade é a quarta do estado de Mato Grosso a contar com o serviço, ao lado de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Sinop também já conta com outras empresas que prestam serviços semelhantes, com motoristas por aplicativo, além dos táxis convencionais.

No dia 20 de setembro a empresa iniciou o processo de cadastro dos motoristas interessados fazer parte do serviço tanto no município de Sinop quanto em Tangará da Serra e demais cidades das regiões. Hoje em dia, a Uber tem mais de 600 mil motoristas em todo o Brasil. A empresa chegou no estado em 2016, operando apenas em Cuiabá.

Segundo a empresa, para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo nas lojas de cada sistema operacional, criar uma conta, escolher endereço de partida e destino final e em seguida solicitar a corrida. Os preços das viagens variam de acordo com a distância e o tempo.

Problemas com a regularização

Apesar de já começar a operar, segundo a secretaria de Trânsito, a Uber ainda precisa se regularizar na prefeitura. A pasta afirma que, segundo a Lei Federal 13.640/2018, cabe exclusivamente aos municípios a regulamentação dos serviços de transporte. A secretaria também disse que Sinop já possui uma lei própria que trata do tema e regulamenta os aplicativos.

Segundo a coordenadora da secretaria de Trânsito, Silvia Ryba:

O aplicativo Uber até o momento não nos procurou. Então não temos nenhum cadastro deles aqui junto a secretaria. Sabemos que vai começar a operar, mas para nós está dentro da irregularidade. Existe todo um cuidado, por ser transporte de passageiro, então realizamos um cadastro bem minucioso para dar segurança tanto aos motoristas, quanto aos usuários.

Ainda segundo a coordenadora, a empresa pode ser configurada como transporte irregular de passageiros, caso não atenda os procedimentos da secretaria de Trânsito. Se isso realmente ocorre, cada motorista pode ser multado em até 950 URs (R$ 2,2 mil) e ainda receber a penalização do Código de Trânsito Brasileiro, que inclui multa e a apreensão do veículo.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje