O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Sinop, em parceria com a CDL e a ACES, estão lançando a campanha Natal sem Dívidas. O objetivo, segundo o órgão, é conscientizar a população sobre o risco do superendividamento e fornecer oportunidades para que os empresários recebam as contas atrasadas dos inadimplentes, aproveitando os pagamentos do FGTS e do 13º salário. A campanha Natal sem Dívidas ocorre no período de uma semana, do 25 ao dia 28 de novembro.
O atendimento ocorrerá em locais diferentes em cada um dos dias. Na segunda e na terça-feira, uma equipe do Procon estará no Shopping Carandá, das 14h às 20h, oferecendo atendimento para a população. Na quarta a ação será no próprio Procon e na quinta o atendimento será na região do São Cristóvão, no salão da Paróquia, das 9 às 16 horas. Além dos conciliadores do Procon e de empresários a ação contará com as entidades do comercio realizando consultas ao SPC Brasil, SERASA e Boa Vista.
Segundo o Procon, todas as empresas do comércio estão convidadas a participar, assinando o termo de adesão. Algumas já confirmaram que estarão com estandes montados, outras vão participar, mas realizando o atendimento na própria empresa. Todas vão avaliar as dívidas dos clientes inadimplentes em busca de alternativas de quitação.
Vale destacar que as empresas que participam do Natal sem Dívidas seguem as regras do órgão para negociações. Entre elas está a condição de dar 100% de desconto nos juros e multas quando o pagamento das dívidas for à vista, 80 % de desconto caso o pagamento seja em 3 vezes e 60% se o pagamento for em 5 vezes. O lojista ainda poderá parcelar as dívidas dos clientes em um número maior de parcelas e neste caso fica livre para cobrar os juros e multas que são indicados pelo Código de Defesa do Consumidor.
Segundo a diretora do Procon, Juliana Torres Baptista:
É importante o cliente aproveitar essa oportunidade colocando as contas em dia e ao mesmo tempo estar consciente nas compras de natal, por outro lado é uma ótima oportunidade para o comercio reduzir a inadimplência e melhorar o final do ano.
As seguintes empresas já estão confirmadas: Energisa, Águas de Sinop, Empresas de Telefonia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Cartão Club + Calcard, Gazin, Martinello e algumas outras.