A Secretaria de Trânsito iniciou dos radares em Sinop. Até o momento, porém, nenhum deles está operando ou emitindo multas. Isso porque o processo de execução do projeto será realizado em três fases:
- Primeira: instalação dos radares;
- Segunda: aferição dos equipamentos pelo Inmetro;
- Terceira: funcionamento dos aparelhos em caráter pedagógico e de alerta aos motoristas infratores, pelo período de 30 dias.
De acordo com o cronograma da Secretaria, neste momento, os controladores estão sendo dispostos em ruas e avenidas centrais, como os cruzamentos da avenida Júlio Campos como a Sibipirunas e Jacarandás, na avenida das Itaúbas, na baixada próxima à reserva R-2, na avenida André Maggi, próximo a rua dos Papagaios e algumas outras. Em todos os casos, os dois sentidos sentidos das vias vão receber os itens.
O objetivo do projeto é diminuir os altos números de acidentes divulgados pela própria Secretaria de Trânsito nos últimos dias. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 1,1 mil acidentes foram registrados no município, que resultaram em 21 mortes.
Segundo a prefeitura de Sinop, haverá investimentos em uma série de ações, como câmeras de segurança, equipamentos fixos e móveis de controle de velocidade, barreiras eletrônicas, registradores de velocidade, avanço semafórico e parada sobre faixa, Central de Inteligência de Controle de Trânsito e sistemas de processamento. Além disso, os dados gerados pelo sistema, como o números de veículos que passam pelos locais, serão usados para estudos de melhorias na estrutura viária e adequações de tráfego.
Ainda de acordo com a prefeitura, os radares serão instalados com base nas indicações de estudos técnicos de engenharia preliminares.


























