Uma operação conjunta realizada pelas policiais Militar, Civil e Rodoviária Federal, bem como pelo Corpo de Bombeiros, Detran, Guarda Municipal de Trânsito e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) está sendo realizada em Sinop desde a manhã da última quinta-feira (9). Batizada de Operação Salutem (palavra em latim que quer dizer segurança), a ação deve durar até sábado (11) e tem por objetivo combater a criminalidade em Sinop e na região.
No início da manhã do primeiro dia da operação, os policiais cumpriram um mandado de prisão em Sinop: um homem foi preso no Residencial Montreal Park pelo crime de homicídio. Outros mandados serão cumpridos nas cidades de Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, União do Sul, Vera, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã.
No lançamento da operação, o Coronel PM Wesney de Castro Sodré, comandante do Regional III da Polícia Militar, ressaltou o trabalho integrado entre as forças de segurança:
Todas as forças reunidas fazendo uma grande operação no intuito de promover a sensação de segurança a população e os municípios da nossa regional. A intenção realmente é fazer várias frentes de trabalho, com abordagens, bloqueios policiais, barreiras nas áreas rurais com apoio do Ciopaer com sobrevoo na região com propósito da gente começar o ano buscando a redução dos indicadores criminais.
De acordo com o secretário de Finanças, Astério Gomes, o Poder Executivo de Sinop também está apoiando a operação:
A prefeitura através da Guarda de Trânsito, secretaria de Finanças com fiscalização tributária, secretária de Saúde, com vigilância sanitária e evidentemente que o município não poderia ficar de fora.


























