Levar alimentos aos animais do Parque Florestal de Sinop pode ser considerado crime ambiental

O Parque Florestal de Sinop é um dos principais pontos turísticos da cidade. No fim de semana, ele recebe cerca de 3.000 visitantes, segundo a Secretária de Meio Ambiente. Por todo o parque, há placas informando que é proibida a entrada de alimentos.

Por conta de dúvidas da população veiculadas em grupos de redes sociais a Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu uma coletiva de imprensa na última segunda-feira (23), para esclarecer algumas dúvidas frequentes da alimentação dos animais silvestre que ali vivem.

Coletiva no parque Florestal de Sinop (Foto: Vanessa Kienen/Portal Weese)

A secretária Luciane Bertinatti explicou sobre o acompanhamento que os animais têm com uma bióloga da secretária, que cuida dos alimentos levados ao parque. Luciane lembrou que os animais estão em seu habitat natural onde tem o alimento disponível.

O que é importante ressaltar eles são animais silvestres, eles já têm uma alimentação natural aqui dentro, que é de árvores, brotos, até os próprios ovinhos dos passarinhos. Tudo isso faz parte da alimentação desses macaquinhos os primatas.

A secretária reforçou que a alimentação realizada é um complemento aos animais e que existe um cuidado sobre quais alimentos a serem oferecidos.

São frutas, são sementes. São coisas extremamente reguladas por está bióloga para que eles possam ter uma alimentação saudável. Ou seja, não interferir nesta natureza deles dentro do Parque Florestal.

O professor da , e doutor em Ecologia Gustavo Canale explicou que ao fornecer alimentos aos macacos eles podem querer disputar entre si causando algum atrito.

Em geral esses macacos eles não são agressivos. Eles podem acabar agredindo as pessoas. Então o ideal é que as pessoas não alimentem os animais para evitar acidentes. Mas são acidentes quando provocados pela população humana.

O  Secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema) Sandro Depiné ressaltou que a alimentação dos animais é proibida.

A alimentação que é trazida pela população comum de casa ou da rua para dentro do parque, e essa alimentação ser oferecida ao animal silvestre que está aqui, ela não é recomendada é proibida, não é permitida. As pessoas podem sim incorrer em um crime ambiental por oferecer alimentação que não é adequada aos animais silvestres.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje