A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (23), em todo o Brasil. Neste momento, o foco da campanha são os grupos grupos prioritários de idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde de todos os níveis de complexidade, da atenção básica até os que atuam nos hospitais públicos e privados.
A vacina é gratuita e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Sinop que contém sala de vacinação, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 as 10h30 e das 13h30 as 16h30. Também haverá doses no Centro Integrado em Atendimento a Saúde Municipal CIAMS (antiga farmácia Jacarandás), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.
De acordo com o Ministério da Saúde, a contra-indicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Estas pessoas devem tomar uma única dose anualmente. A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B.
Os demais grupos prioritários também receberão as vacinas, mas apenas na segunda fase da campanha, que se inicia no dia 16 de abril. Nessa ocasião, receberão as doses os professores das redes públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas (não transmissíveis) e outras condições especiais.
E na terceira fase, que começa no dia 9 de maio, mesma data do dia D de vacinação, serão vacinados os grupos de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.






























