Catorze sacerdotes chilenos envolvidos em escândalo sexual são suspensos pela Igreja

Segundo informações divulgadas pelo bispado da cidade chilena de Rancagua na última terça-feira (22), 14 sacerdotes envolvidos em um escândalo sexual foram suspensos de suas atividades. Segundo a nota oficial divulgada, a expulsão foi provocada por condutas sexuais inapropriadas:

Foram restringidos de seu ministério sacerdotal 14 sacerdotes (…) Estes incorreram em ações que podem constituir crimes tanto no âmbito civil, como no canônico.

Esses religiosos teriam formado um grupo que chamavam “a família”, no qual teriam incorrido em condutas sexuais inapropriadas além de possíveis abusos de jovens e menores de idade, segundo denunciou Elisa Fernández, uma fiel que revelou esses atos em uma reportagem divulgada na semana passada pelo canal 13.

As revelações de Fernández foram confirmadas por um padre, que denunciou a formação de uma confraria, há dez anos, que realizava atos sexuais “sem fazer distinção entre maiores e menores de idade”.

Monsenhor Fernando Ramos, secretário-geral da Conferência Episcopal do Chile (foto: Andrew Medichini/AP)
Monsenhor Fernando Ramos, secretário-geral da Conferência Episcopal do Chile (foto: Andrew Medichini/AP)

Segundo o padre, que pediu para não ser identificado:

Tinham muitos contatos com menores de idade na relação com as paróquias.

O bispado de Rancagua explicou que embora não contem com antecedentes de que as ações dos sacerdotes suspensos sejam constitutivas de crimes do ponto de vista jurídico, confirmou que foi apresentada uma denúncia ante a Procuradoria da região para que seja realizada uma investigação.

Segundo a nota:

No aspecto canônico, já foram enviados à Santa Sé todos os antecedentes dos quais dispomos.

O bispo de Rancagua, Alejandro Goic, admitiu ter recebido estas denúncias anteriormente, e pediu desculpas por não agir com a agilidade adequada. O bispado de Rancagua lamentou os feitos denunciados e pediu à comunidade que forneça informações sobre este novo escândalo que envolve a Igreja chilena, já afetada por denúncias de encobrimentos por abusos sexuais que levaram 34 bispos chilenos a apresentar sua renúncia ante o papa Francisco no Vaticano na semana passada.

A Santa Sé abriu uma profunda investigação após as denúncias contra o bispo Juan Barros, que é acusado de encobrir o influente sacerdote Fernando Karadima, banido pelo resto da vida depois de ser condenado em 2011 por abuso sexual de menores nos anos 1980 e 1990.

Desde 2000, 80 padres foram denunciados no Chile por abusos sexuais.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje