O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na última segunda-feira (26) que a China poderia ter contido o coronavírus antes que ele se espalhasse pelo mundo e que seu governo está conduzindo “investigações sérias” sobre o que aconteceu. Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca o presidente disse:
Estamos fazendo investigações muito sérias. Não estamos felizes com a China. Há muitas coisas pelas quais ela pode ser responsabilizada. Acreditamos que poderíamos ter impedido isso na fonte. Poderíamos ter impedido que se espalhasse tão rápido e não se propagaria por todo o mundo.
As críticas de Trump são as mais recentes de seu governo destinadas à maneira pela qual a China se portou no surto de coronavírus, que começou no fim do ano de 2019, na cidade chinesa de Wuhan e cresceu, tornando-se uma pandemia global. Até agora, a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, já matou mais de 207 mil pessoas no mundo, 55 mil nos Estados Unidos, de acordo com a contagem mais recente da Reuters.
Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que o país acreditava fortemente que Pequim falhou em informar o surto do coronavírus em tempo razoável e acobertou o perigo da doença respiratória causada pelo vírus. O Ministério das Relações Exteriores da China nega as acusações.




























