O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica visitou o amigo e ex-presidente Lula na última quinta-feira (21) em Curitiba. Segundo ele, Lula está empolgado, tem lido muitos livros e continua atento ao futuro do Brasil e da América Latina.

Após a visita, o ex-presidente uruguaio falou com os jornalistas sobre a importância da democracia e o desejo do povo brasileiro não perder a sua alegria.

O que mais me preocupa é o futuro do povo brasileiro, de não perder a sua alegria e não cair nos confrontos penosos. Meu desejo que o Brasil possa superar o seu problema não é gratuito. Se o Brasil anda bem, nós também andamos bem. Se o Brasil anda mal, nós também andamos mal. Minha pátria é a América Latina.

Durante a entrevista, Pepe Mujica destacou a consideração e o respeito do então presidente Lula aos países pequenos da América Latina e voltou a defender a união latino-americana.

O mundo que vem aí exige que os latino-americanos percebam que temos que ser fortes juntos, senão o futuro não existirá. Não somos nem 10% da economia do mundo, mesmo países colossais como o Brasil. A política tem que enxergar trinta anos à frente e não conformar-se com o hoje senão perderemos o rumo.