Segundo Bolsonaro, europeus não têm autoridade para discutir política ambiental do Brasil

Nesta quinta-feira, em Brasília, Bolsonaro disse que a imagem negativa que o meio ambiente do Brasil tem no exterior contou com a conivência de chefes de estado anteriores a ele.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a rebater as críticas de líderes europeus quanto a política ambiental do Brasil. Em evento com representantes da Frente Parlamentar Agropecuária, em Brasília na última quinta-feira (4), ele disse que representantes desses países não têm autoridade para discutir essa questão, mencionando o presidente da França, Emmanuel Macron, e à chanceler alemã, Angela Merkel.

Convidei ele (Macron), e a Angela Merkel para sobrevoar a Amazônia e, se encontrasse, entre Boa Vista e Manaus, um quilômetro quadrado de desmatamento, eu concordaria com eles. Eles não têm autoridade para discutir conosco essa questão.

A gestão ambiental do Brasil foi alvo de críticas durante o recente encontro do G20, em Osaka, no Japão, e um dos assuntos em pauta na conclusão das negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, na semana passada, em Bruxelas, na Bélgica. O próprio presidente francês chegou a dizer que não haveria acordo se o Brasil se retirasse do Acordo de Paris, como chegou a sinalizar o governo brasileiro anteriormente.

Nesta quinta-feira, em Brasília, Bolsonaro disse que a imagem negativa que o meio ambiente do Brasil tem no exterior contou com a conivência de chefes de estado anteriores a ele. E acrescentou que o Brasil tem quase tudo para cumprir suas metas no Acordo do Clima de Paris enquanto a Alemanha não conseguirá cumprir seu compromisso, por exemplo, em relação aos combustíveis fósseis.

O presidente também fez ressalvas à atuação dos representantes do agronegócio e se referiu ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles:

Os problemas que temos hoje, com todo respeito a vocês – eu participei disso e estava ao lado de vocês – foram questões que foram deixando acontecer. Temos um ministro do meio ambiente casado com vocês. Tivemos o bom senso de escolher um ministro do meio ambiente que casa o meio ambiente com o desenvolvimento. Todos nós ganhamos com isso.

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), afirmou que as críticas à questão ambiental no Brasil estão ligadas à competição no mercado global e que são iniciativas lideradas por países concorrentes para inibir a capacidade produtiva e competitividade brasileira. Ele também negou que o agronegócio compactue com desmatamento ilegal:

Lá fora, tentam transformar o Brasil em um país de vira-latas, destruir a nossa imagem e reduzir os preços dos nossos produtos. Internamente, agem na questão ambiental, nas demarcações de terras indígenas, quilombolas, na questão sanitária, por todos os lados.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje