A prefeita Rosana Martinelli (PR) entregou na manhã do último sábado (12) os títulos de posse dos imóveis às famílias que residem há anos no bairro Jardim Conquista. Segundo a assessoria, esta é a primeira vez que a Prefeitura Municipal proporciona a legalização ao direito e à legalização de posse do loteamento, na modalidade Regularização Fundiária Urbana (Reurb).
O evento foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Boa Esperança. Na ocasião, a prefeita afirmou:
Quem não tem documento não é dono e essas famílias do Jardim Conquista pagaram os seus lotes, mas, infelizmente, o seu loteamento não foi regularizado pelo proprietário. Vendo a necessidade e a possibilidade nós nos organizamos de acordo com a Lei porque é a primeira vez na história do município que a Prefeitura entrega a documentação e regulariza a situação de um bairro. Assim por diante, vamos fazer [a regularização] em outros bairros como as Chácaras Planalto e Jardim do Ouro. É um dia muito feliz para nós todos.
O presidente do bairro, Valdemar Pereira da Silva afirmou que o momento é um presente para todas as famílias do Jardim Conquista:
Para a gente é a realização de um sonho, pois foram muitos anos de espera e correria. Correndo atrás e sempre encontrando portas fechadas e agora, finalmente, as coisas aconteceram. Para a gente é como se fosse um presente porque tinha gente que já tinha até perdido a esperança. Foi uma união de forças, porque um sozinho não conseguiria.
O processo de regularização fundiária do Jardim Conquista foi instaurado em 19 de abril de 2017, realizado pelos membros da Comissão de Execução de Trabalhos de Regularização Fundiária da Prefeitura Municipal.
Durante todo o trabalho executado pelo município, os moradores do loteamento tiveram seus imóveis documentados gratuitamente através da Comissão de Execução de Trabalho de Regularização Fundiária da Prefeitura e que envolveu 100% de mão-de-obra pública, conjuntamente com o apoio do Cartório do 1º Ofício de Sinop-MT, responsável pelo registro da REURB, que deu origem à abertura de 144 matrículas individualizadas para os lotes resultantes do projeto de regularização aprovado pelo Poder Executivo.
Moradora do bairro há 18 anos, a psicóloga Esolina Francisca de Assunção se emocionou ao receber o título:
Gratidão, emoção, porque é uma luta que a gente vem há 18 anos buscando por esse momento vitorioso e essa conquista. Eu só tenho gratidão a todos que contribuíram com tudo para a gente ter esse tão sonhado título. Gratidão, gratidão e gratidão.
Também participaram da cerimônia de entrega de títulos o vice-prefeito Gilson de Oliveira, o vereador Ícaro Severo (PSDB), os secretários e diretores municipais, bem como representantes do Fórum da Comarca de Sinop, que contribuiu com os trabalhos para a regularização do bairro.


























