Logo após a divulgação dos resultados dos testes com radares realizados em avenida de Sinop, a prefeita Rosana Martinelli (PR) assinou um decreto que regulamenta a padronização dos limites de velocidade do trânsito no perímetro urbano de Sinop.
A partir de agora, as avenidas da cidade terão o limite máximo de 50 quilômetros por hora. Da mesma forma, as ruas terão o limite máximo de 40 quilômetros por hora.
O decreto cita uma exceção para o limite máximo de avenidas, referindo-se a via Governador Júlio Campos, que deverá manter a velocidade de até 40 quilômetros por hora. Isso se dá devido a “característica comercial” da localidade. Atualmente, o limite da avenida é de 20 quilômetros por hora.

Segundo a prefeitura, ainda existe a possibilidade de reduzir os limites em pontos específicos da cidade, mas, nestes casos, eles não poderão ser inferiores a 50% da velocidade máxima permitida da via. Também é dito que uma via só poderá ter dois limites diferentes, em pontos distintos.
Segundo o decreto, nenhuma via de Sinop poderá ter um limite de velocidade igual ou maior do que a velocidade máxima permitida nos trechos em que a BR-163 passa pelo perímetro urbano da cidade.
Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Trânsito permanece responsável pela fiscalização dos limites impostos pelo decreto. A secretaria também terá autonomia para alterar os limites, desde que siga os valores máximos do decreto. Ainda assim, as mudanças só serão permitidas nos casos de comprovada “necessidade técnica”, como em áreas próximas a escolas e hospitais ou regiões onde há aglomeração de pedestres.





























