A Polícia Federal identificou e prendeu na manhã desta segunda-feira (16) o autor do suposto atentado contra o Ministério da Justiça. Ele se chama Luiz Antônio Iurkiewiecz, e é do Paraná. Ele foi candidato a deputado federal pelo PDT em 2006 com o nome Luiz Iurki, mas não foi eleito.
Na noite de domingo (15), no dia das Eleições Municipais 2020, um carro branco invadiu o espelho d’água do prédio. De acordo com relato de policiais militares, o veículo foi abandonado e ninguém havia sido preso. Ainda de acordo com os policiais, foi encontrado um objeto de madeira amarrado ao acelerador para manter o carro em movimento mesmo sem motorista.
O site “mudabrasil.com.br” conta com um manifesto assinado por ele, datado de 2008, em que Iurkiewicz declara guerra “aos mercenários do parlamento” e diz que lutará até a morte “para erradicar essa vergonha do seio da pátria.” O texto também diz que ele organizará movimento para convocar uma Assembleia Nacional Constituinte e que deseja as Forças Armadas “soberanas e bem equipadas”.
De acordo com informações preliminares, investigadores buscam agora saber se ele agiu sozinho ou se teve ajuda, e qual motivação ele tinha.





























