Taques grampeou telefones de adversários que o atrapalhavam, segundo ex-coronel da PM

Segundo o militar, os grampos começaram ainda na época da campanha de Taques, com o objetivo de obter informações sobre os adversários

A audiência relacionada ao caso das escutas ilegais em Mato Grosso, denominada “Grampolândia Pantaneira” retoma nesta terça-feira (16), segundo a 11ª Vara Criminal de Cuiabá. Os coronéis Zaqueu Barbosa e Evandro Lesco, bem como o cabo Gerson Luiz Corrêa Junior devem ser interrogados novamente na ação, entre terça e quarta. A expectativa é de que todos confessem e tragam novos fatos sobre o caso.

Nos últimos meses, os três militares tentaram fechar acordo de colaboração premiada, o que foi negado pelo NACO (Núcleo de Atuação de Competências Originárias). A alegação do procurador Domingos Sávio, chefe do NACO, é que os depoimentos não trazem fatos novos e estão carentes de provas.

O primeiro a depor é o coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante da Polícia Militar. Ele é apontado como o criador do esquema ainda em 2014, quando ocupava o cargo de chefe do Estado Maior da PM.

Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, foi de Zaqueu a ideia de interceptar policiais militares suspeito de praticarem crimes. Contudo, no decorrer do tempo, teria se juntado com advogado Paulo Taques, que o cooptou para interceptar políticos adversários do então senador Pedro Taques, que disputou e venceu as eleições ao Governo do Estado naquele ano. Para isso, contou com apoio do coronel Evandro Lesco e do cabo Gerson Correa, apontado como principal operador dos grampos.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje