De acordo com o decreto assinado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, na última sexta-feira (30), está prorrogado o período de proibição de queimadas até o dia 30 de novembro de 2019. Também está suspenso as autorizações de desmatamento emitidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).
O objetivo do governador é reduzir o índice de desmatamentos no estado. De acordo com Mendes, e entrevista coletiva, apesar do estado conservar 63% da vegetação natural, houve um aumento na quantidade de área desmatada:
Vamos concentrar todas as nossas energias, recursos, equipamentos, para usarmos no combate a esse desmatamento ilegal e a essas queimadas ilegais que estão acontecendo no Estado de Mato Grosso.

Ainda segundo o governador, as medidas tomadas foram informadas e discutidas com todos os setores envolvidos no processo, desde produtores a órgãos de prevenção e controle de queimadas e desmatamento. E Mato Grosso ocupa um papel especial na economia brasileira, sendo responsável pela produção de commodities e exportação das mesmas.
Em um período onde os olhos do mundo se viram para o Brasil, exigindo um maior controle e fiscalização contra crimes ambientais, é importante que os produtores que comercializam seus produtos internacionalmente estejam preocupados em preservar o meio ambiente, afim de manter suas relações comerciais exteriores ativas e lucrativas.





























