Durante a entrevista na última segunda-feira (26) para o programa Os pingos nos is, da rádio Jovem Pan, o governador Mauro Mendes, afirmou que o estado de Mato Grosso reduziu a taxa de desmatamento em 17%, quando comparado os anos de 2019 e 2018. Mauro Mendes também afirmou que o estado possui 63% de sua vegetação nativa intacta, mantida através das mais modernas formas de evitar desmatamento e queimadas.
Em relação as queimadas, o governador atribuiu a responsabilidade de tais atos há “negligencia e irresponsabilidade”, e também não descartou a possibilidade de queimadas criminosas. De acordo com ele, os focos de incêndios no Mato Grosso são ocasionados próximos a áreas urbanas, em chácaras e sítios onde pessoas provocam incêndios na tentativa de queimar algum lixo ou uma tentativa de queimada controlada, que acabam fugindo do controle e provocam incêndios maiores.
Em relação a forma de monitoramento, o governador afirmou está implantado um sistema capaz de identificar desmatamento ilegal acima de meio hectare no prazo de 24 horas.
Questionado se ele acredita que falta legislação ambiental para coibir praticas criminais contra o meio ambiente, o governador deixou a mensagem de que, não somente necessário ter leis ambientais, mas também se faz necessário que o brasileiro tenha a cultura de respeitar e seguir a lei.



























