Filha de ex-espião russo que havia sido envenenada deixa hospital na Inglaterra

Segundo informações da imprensa britânica, Yulia Skripal (33), filha do ex-espião russo Serguei Skripal (66), teve alta do hospital e foi levada para local não revelado e seguro. Serguei continua internado. Pai e filha sofreram uma tentativa de assassinato por envenenamento através de um ataque químico no dia 4 de março de 2018, por volta das 14h, na cidade de Salisbury, na Inglaterra.

A jovem já havia emitido um comunicado na semana passada, através da Polícia Metropolitana de Londres (MET), que seu estado de saúde havia melhorado e que ganhava força a cada dia. A Dra. Christine Blanshard, responsável pelo tratamento dos dois, afirmou que eles receberam atendimento 24 horas por dia e que a equipe médica recebeu conselhos de especialistas de todo o mundo.

Ambos os pacientes responderam excepcionalmente bem ao tratamento que estamos oferecendo. Mas, igualmente, ambos os pacientes estão em estágios diferentes de recuperação. E embora ele [Serguei Skripal] esteja se recuperando mais devagar do que Yulia, esperamos que ele também possa sair do hospital no devido tempo.

A notícia é boa, uma vez que a expectativa era a de que ambos morressem, devido a gravidade das lesões causadas pelo agente químico. Segundo o governo britânico, o elemento usado é proveniente do programa de armas químicas Novichok, criados pelos militares russos.

Yulia Skripal (foto: arquivo pessoal)
Yulia Skripal (foto: arquivo pessoal)

Theresa May, a primeiro-ministro do Reino Unido, afirmou que é “muito provável” que a Rússia esteja por trás do ataque a Skripal, uma vez que ele é um ex-oficial de inteligência russo que trabalhava como espião duplo. Ele foi entregue ao Reino Unido através de uma troca de espiões realizada em 2010, depois de ter sido preso pelos russos.

Imagem de Sergei Skripal captada em uma loja em Salisbury, no dia 27 de fevereiro
Imagem de Sergei Skripal captada em uma loja em Salisbury, no dia 27 de fevereiro

O Reino Unido acusa a Rússia de estar por trás do ataque e, em resposta, impôs represálias a Moscou, culminando com a expulsão de 23 diplomatas russos. Poucos dias depois, o Reino Unido recebeu o apoio de vários países ocidentais, incluindo os Estados Unidos e a Alemanha, que também expulsaram diplomatas russos.

A Rússia negou as acusações e também ordenou expulsões de diplomatas ocidentais em represália.

Serguei Skripal (foto: arquivo pessoal)
Serguei Skripal (foto: arquivo pessoal)

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje