Eleitores cadastrados para votar na Escola Classe 316 Norte, na Asa Norte, em Brasília, reclamaram ter precisado de 2 horas e meia para conseguirem votar neste domingo (7), dia de votação no primeiro turno das eleições 2018.
Por volta das 15h30, a espera na seção 75 era de pouco menos de 2 horas. Segundo mesários, o principal problema estava na biometria, pois mais de 70% dos eleitores não conseguem fazer a identificação.
Pelas regras, é preciso tentar quatro vezes antes que o eleitor possa votar apenas assinando o papel. Apesar da demora, ainda não há previsão de estender o horário de votação. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) informou que todos os que estiverem na fila às 17h poderão votar.
Em outros lugares de Brasília
As filas no Centro Educacional Vargem Bonita, que concentra eleitores do Park Way, chegaram a 2 horas. O problema foi registrado na seção 79.
De acordo com a coordenação do local, a urna eletrônica começou a travar por volta das 10h e teve de ser reiniciada. Depois, por volta do meio-dia, o problema se repetiu. Além disso, o terminal onde é feita a biometria também travou.
Os dois equipamentos precisaram ser substituídos por novos, o que só ocorreu no início da tarde, quando a situação começou a ser normalizada.


























