O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop receberam os recursos oriundos de doações realizadas na Declaração de Imposto de Renda 2018 para o Fundo da Criança e do Adolescente.
No total, foram R$ 195.437,72 doados, que serão investidos em diversos projetos sociais. As entidades assistenciais beneficiadas são cadastradas no CMDCA e desenvolvem programas nas áreas de educação, esporte, profissionalização, cultura, saúde, convivência familiar e comunitária, alimentação e combate à exploração sexual, entre outras violações de direitos.
Segundo Adermir De Bortoli, secretário de Assistência Social:
Muito interessante ver como os munícipes participaram e contribuíram com a causa. É um momento de comemoração, pois com esses recursos poderemos auxiliar as entidades que desenvolvem trabalhos eficazes para a sociedade sinopense.
Todo processo de arrecadação, bem como o uso dos recursos, é acompanhado e fiscalizado pelo CMDCA e a Secretaria. Os contribuintes também podem acompanhar os projetos desenvolvidos nas instituições para saber se o dinheiro está sendo aplicado corretamente.
A campanha de arrecadação
A campanha arrecada recursos provenientes de parte do imposto de renda e de outras doações voluntárias, que têm por finalidade financiar projetos de garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Esses são implementados por meio de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, em consonância com os regimes de atendimento dispostos no artigo 90, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8069/90.
Em Sinop, este ano, a campanha foi realizada conjuntamente entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT).


























