Soldados do Batalhão de Operações Policias Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Mato Grosso prenderam um homem de 50 anos acusado de ser um dos participantes no assalto à duas cooperativas de crédito em Nova Bandeirantes, a 521 quilômetros de Sinop. O crime ocorreu no começo do mês passado. Segundo a PM, o homem foi preso no distrito de Japuranã, que também faz parte de Bandeirantes.
Essa já é a quinta prisão desde o início da operação. Outras nove pessoas foram mortas em confrontos com a polícia nas últimas semanas. O último preso estava em uma padaria no momento em que foi encontrado pelos policiais. Com eles, os militares encontraram R$ 50 mil em dinheiro, bem como duas espingardas calibre 12, munições, coletes balísticos, jóias e equipamentos de sobrevivência na mata.

De acordo com o último balanço publicado pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, já foram recuperados R$ 477 mil roubados das cooperativas. As equipes do BOPE devem permanecer na região, onde suspeitam que há pelo menos mais dois criminosos escondidos.
O suspeito preso já possui um mandado de prisão em aberto expedido pela comarca de Ananindeua, no Pará, pelos crimes de sequestro e cárcere privado cometidos em 1996. Na época, ele sequestrou uma pessoa menor de idade e a manteve em cativeiro por 23 dias.