Um peão de fazenda, identificado como Luciano da Silva Braga (58), foi atacado por uma onça-pintada nesta quarta-feira (13) em uma fazenda na região do Pantanal, na zona rural de Poconé, na divisa entre Cáceres. Ele foi socorrido e levado inicialmente ao Hospital Regional de Cáceres. Depois disso, foi transferido para o Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG), na região metropolitana da capital mato-grossense.
No momento do ataque, Luciano estava com outros dois trabalhadores, todos a cavalo, quando passaram perto de três onças. Um dos animais atacou Luciano pelas costas. Segundo os outros homens, havia duas onças fêmeas e um macho e elas estavam em processo de acasalamento quando os peões passaram perto. Os outros peões tentaram salvar o colega e afastaram o animal. Depois disso, ele foi levado de avião para o hospital.
Segundo o Pronto-Socorro Municipal, Luciano está internado no box de emergência. Ele sofreu vários cortes no rosto e na cabeça. Ele foi operado para reconstrução da face e outras partes afetadas. A expectativa é de seja operado novamente e seja encaminhado para um cirurgião plástico.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB), acompanhou o caso. Segundo ele, essa é a primeira vez que uma onça-pintada ataca um peão montado a cavalo. Historicamente, segundo ele, esse tipo de animal não ataca os humanos dessa forma. Em entrevista ao G1, o prefeito disse:
Não temos registro de um ataque desse tipo contra um peão que estava montado a cavalo. Cáceres é conhecida pela sua biodiversidade e polo de observação de onças no Pantanal.
 
		

