O pequeno Olavo Tadeu Carvalho, 8 anos, representou Sinop no Festival Nacional da Criança (Fenac), durante o Campeonato Brasileiro de Xadrez, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, em Florianópolis/SC, e trouxe para casa o título de campeão na categoria sub-8.
Agora, Olavo representará oficialmente o Brasil no Pan-Americano, que acontecerá no Equador. O pequeno saiu invicto da competição, com cinco vitórias e um empate, enfrentando fortes adversários como o campeão do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
Foi Campeão Brasileiro Escolar do 1º Ano do Ensino Fundamental em 2017, vice-campeão brasileiro sub-8 em 2018, vice-campeão sul-americano escolar sub-7 em 2018. A mãe de Olavo, Tânia Barroso, considera que o xadrez deveria ser incluso na grade curricular de todas as escolas.
Tanto nas matérias escolares quanto em disciplina comportamental. O Xadrez é um esporte de baixo custo para ser inserido no ensino regulamentar, uma vez que precisa apenas de tabuleiros e peças dentro da própria sala de aula.




























