Em busca de finalizar os alinhamentos orçamentários de 2025 e agilizar o andamento de convênios entre a Prefeitura de Sinop e o Governo Federal, a secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, e a secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, cumpriram agenda na Casa Civil, Ministério dos Transportes, Ministério da Saúde e Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Faira explica que o objetivo foi acelerar a liberação de recursos para alguns projetos já em andamento e apresentar novas demandas do município.
“O objetivo foi alinhar os projetos que já estão em execução para as etapas de finalização e pagamento orçamentário, além de apresentar novas demandas e alinhar alguns objetivos e novos projetos para o ano de 2026”, comentou.
Entre as pautas abordadas, a área da saúde teve destaque. A secretária ressaltou que a prioridade do prefeito Roberto Dorner é aprimorar o atendimento à população por meio da humanização e ampliação dos serviços.
“Entre as ações da Secretaria de Saúde — uma das prioridades da gestão Roberto Dorner — discutimos a implantação do Hospital Municipal, a construção da Maternidade Municipal e da Policlínica. Também debatemos a construção de novas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), que o município vem pleiteando, para ampliar a rede de atendimento e a cobertura da Estratégia de Saúde da Família em Sinop”, explicou.
Junto à CNM, as secretárias debateram demandas voltadas à Educação e Assistência Social. Para essas duas áreas, os encontros serviram para discutir a viabilidade de captação de recursos públicos por meio de fundos e investimentos do Governo Federal.
“Avaliamos como extremamente produtivo. Obtivemos ótimos resultados e temos certeza de que o município de Sinop será beneficiado com os investimentos que serão implantados a partir de 2026”, destacou a secretária de Finanças, Ivete Mallmann.
Os encontros foram realizados com o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (AESPAR) do Ministério dos Transportes, Donmarques Anveres de Mendonça; com o chefe de gabinete do mesmo ministério, Jefferson Vasconcelos Santos; com o secretário das Relações Institucionais, Júlio Pinheiro; com o coordenador-geral de Planejamento de Assuntos Parlamentares (ASPAR/MS), Dhaniel Poleto Cavassana; e com o diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Leandro Freitas Couto.
Roneir Corrêa / Colaborou Renan Souza | Assessoria



























