Secretaria de Estado de Planejamento é convidada para participar de projeto do IBGE

Uma expedição formada por especialistas das mais diversas áreas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) partiu de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (05.04), para percorrer o Pantanal e sua área de aproximadamente 150 mil km². A convite do IBGE, o geólogo e servidor da Secretaria de Estado de Planejamento de Mato Grosso (Seplan-MT), Juraci Ozeda, também integra a caravana.

Os detalhes da viagem foram combinados na tarde desta quarta-feira (04.04), durante reunião que ocorreu na sede da Secretaria de Planejamento. A expedição tem como meta concluir até dezembro o novo mapa de biomas brasileiros numa escala de maior detalhe e para tanto deverá explorar ainda em 2018 os seis biomas do País. São eles: Pampa, Caatinga, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. O o secretário de Estado de Planejamento, Guilherme Müller, avaliou:

Estamos muito honrados por poder contribuir com mais este relevante projeto do IBGE. Não é a primeira vez que a Seplan é convidada para participar de trabalhos desenvolvidos por esta respeitada instituição, então isso confirma que a Secretaria está no caminho certo.

Além da Seplan, que integra a comitiva, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) também foi convidada e participa das reuniões do projeto. Em Mato Grosso do Sul o convite foi feito para a Embrapa Pantanal.

A geógrafa do IBGE e coordenadora da equipe que foi a campo, Rosangela Garrido Botelho, explicou:

Os convites às instituições parceiras desse projeto foram feitos porque acreditamos que é importante a participação de técnicos locais que tenham experiências na região, nesse caso o Pantanal, para nos apoiar e discutir com a gente a redefinição dos biomas numa escala de maior detalhe.

Segundo a geógrafa o projeto que objetiva representar os biomas brasileiros com maior detalhamento, na escala 1:250.000, teve início em agosto do ano passado com a realização de workshops para promover a discussão e a aproximação de outras instituições. A expedição estreia o trabalho a campo com o Pantanal, bioma de menor extensão territorial no Brasil e uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta.

Rosangela também salienta que todos os cinco demais biomas serão percorridos e o contato com cada estado ocorrerá em função das áreas críticas de dúvidas.

O que nós temos hoje de biomas é um mapa de 2004 que está na escala de 1:5.000.000, então ele é bem genérico, mas muito utilizado nas escolas com as crianças, em atlas, e para as definições das políticas públicas.

Rosangela acrescenta que a demanda para produzir o mapa numa escala de maior detalhe sempre existiu, no entanto dependia da finalização dos mapeamentos temáticos dos recursos naturais, concluído neste ano pelo IBGE.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje