Pontos turísticos do parque de Chapada dos Guimarães são fechados por queimadas

Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio), a medida foi tomada pensando na segurança dos visitantes. A estimativa é de que o fogo já tenha consumido 5 mil hectares de vegetação.

Todos os atrativos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foram fechados por causa das queimadas que atingem a região. Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio), a medida foi tomada pensando na segurança dos visitantes.

Não há previsão para a reabertura do parque, que há mais de duas semanas tem sido destruído pelos incêndios. O ICMBio ainda deve calcular a área atingida. A estimativa, porém, é de que o fogo já tenha consumido 5 mil hectares de vegetação.

O mais recente foco foi registrado em um dos pontos conhecido como Portão do Inferno, que fica às margens da MT-251. O fogo próximo à rodovia tem prejudicado o tráfego entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Em alguns pontos, a visibilidade é quase zero.

O fogo está se espalhando rapidamente por causa do calor e da baixa umidade. As chamas também já chegaram nas áreas onde ficam duas cachoeiras que atraem muitos turistas, a Cachoeira da Geladeira e a Cachoeira do Marimbondo.

Fogo no Parque da Chapada dos Guimarães (foto: Ciopaer)

Além dos brigadistas do ICMBio que já combatem os incêndios, novos brigadistas devem se deslocar para o parque. A previsão é que eles cheguem entre esta quarta-feira (11) e a quinta-feira (12).

Os últimos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que Mato Grosso teve o maior número de pontos de calor de janeiro até esse domingo (8). Foram quase 20 mil. Esse é o pior nível dos últimos nove anos.

O Pará, que é o segundo estado em registros focos de calor, está com pouco mais de 13.500 casos. Com isso, no fim de semana, o país passou a marca dos 100 mil focos no fim de semana.

Vento e tempo seco contribuem com a propagação das chamas (foto: Ciopaer)

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje