Plano de Mobilidade Urbana prepara Sinop para a frota dos próximos 10 anos

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, projeta um crescimento de cerca de 81% na frota de veículos circulando nas vias públicas do município nos próximos 10 anos. O aumento tem como base o acelerado crescimento populacional anual da cidade — compilado a partir de dados dos últimos anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — e o desenvolvimento da região Norte de Mato Grosso.

O setor de planejamento da Secretaria de Segurança e Trânsito trabalha com a projeção de que, na próxima década, mais precisamente em 2035, Sinop deverá alcançar uma frota de 330.626 veículos. O número é altamente relevante para um município que no final da próxima década terá apenas 61 anos de existência e se destaca no cenário regional, estadual e até nacional em diversos setores, principalmente no econômico — fatores que fomentam seu desenvolvimento em várias áreas, com destaque para o crescimento populacional.

Outro dado relevante para a projeção da próxima década é a importância comercial e econômica da cidade, que se consolidou como referência para 32 municípios da região Norte de Mato Grosso e até do Sul do Pará. Esse cenário atrai uma população volante significativa — aquela que visita diariamente o município em busca de negócios —, aumentando ainda mais o número de veículos circulando nas vias municipais. A Prefeitura estima essa população volante e/ou flutuante entre 50 e 60 mil pessoas por dia.

“Nosso município, por se destacar na região Norte de Mato Grosso e no Sul do Pará, atrai muitas pessoas em busca de negócios comerciais. O número de automóveis que circulam diariamente em nossas ruas e avenidas é gigantesco, além do crescimento da frota própria, que todos os anos supera as expectativas. Esses são dados que a Secretaria recebe, analisa, compila e leva em consideração para projetar o trânsito da próxima década”, comentou o secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré.

Para organizar e absorver toda essa demanda, a Secretaria tem se orientado por três eixos principais: aumento da capacidade viária e da fluidez, hierarquização e especialização das vias e gestão inteligente do tráfego urbano. As primeiras ações da pasta fundamentam-se na modernização do controle de fluxo, com a implementação de sistemas semafóricos e o fechamento de cruzamentos secos — aqueles que ocorrem entre ruas e avenidas sem nenhum dispositivo de controle de tráfego, como rotatórias, por exemplo.

Com base na atualização do Plano Diretor, o município desenvolveu o Plano de Mobilidade Urbana, que elenca as prioridades de investimentos para reduzir ou amenizar os impactos dos pontos considerados críticos. No planejamento, ao menos 18 cruzamentos são considerados passíveis de investimentos para a implantação de dispositivos de controle de tráfego. São cinco cruzamentos no eixo da Avenida das Figueiras, três no eixo da Avenida dos Tarumãs, três no eixo da Avenida Dom Henrique Froelich/Avenida André Maggi e outros sete em pontos diversos do município, como, por exemplo, a Avenida das Itaúbas com a Avenida das Embaúbas e a Rua das Caviúnas com a Avenida das Acácias. “Essas são ações de curto prazo e já se encontram em andamento no município”, esclareceu Sodré.

Como exemplo, há menos de dois meses a Prefeitura inaugurou o controle de tráfego por meio de semáforo no cruzamento da Avenida André Maggi com a Avenida dos Pinheiros — um local considerado crítico e com alto fluxo de veículos, por interligar diferentes regiões da cidade. O equipamento é moderno e classificado como “semáforo inteligente”, pois funciona com quatro rotações, possibilitando conversões em determinados sentidos dentro do seu núcleo de atuação.

As intervenções de médio e longo prazo consistem em modificações físicas e operacionais capazes de elevar substancialmente a capacidade do sistema viário, com foco na eficiência, segurança e previsibilidade do fluxo. Entre as ações previstas está a criação de uma terceira faixa de circulação por sentido em alguns pontos, com o objetivo de dar maior vazão ao tráfego. Essa intervenção é planejada para avenidas arteriais e coletoras primárias com vocação de corredor estrutural.

O fechamento seletivo de cruzamentos e a reorganização dos movimentos também estão no radar da Secretaria. Trata-se de uma técnica amplamente utilizada em cidades de médio e grande porte, que promove impacto imediato e significativo na segurança e na organização do fluxo. O principal benefício dessa medida é a redução expressiva dos pontos de conflito e de acidentes, além do aumento da velocidade média nos corredores estruturais.

A implantação de retornos planejados e de dispositivos de moderação de velocidade é outra medida prevista para o longo prazo. Essa iniciativa visa eliminar os cruzamentos secos e permitir conversões mais seguras. “A combinação desses dispositivos constitui um conjunto coerente de instrumentos públicos capaz de preparar Sinop para o crescimento projetado da próxima década, promovendo mobilidade eficiente, segurança viária e desenvolvimento urbano sustentável, alinhados à evolução do porte e da relevância regional do município”, comentou o secretário.

Projeção de crescimento e frota total

Em 2025, Sinop registrou 9.228 novos emplacamentos, alcançando um total de 182.199 veículos (automóveis e ciclomotores). Em cinco anos, espera-se um total de 241.416 veículos em circulação, com previsão de 13.860 novos emplacamentos no ano de 2030. Para 2035, a estimativa é de 20.879 novos emplacamentos. Ao final da década, a projeção aponta para um acréscimo superior a 148 mil novos veículos.

Os principais impactos esperados com esse aumento refletem-se na mobilidade urbana, capacidade viária, estacionamentos, transporte público e logística urbana — todos já previstos no Plano Diretor e no Plano de Mobilidade Urbana. A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, destaca que a gestão tem se preocupado em projetar o município de forma organizada e planejada, com o objetivo de manter Sinop como uma cidade planejada.

“O Plano Diretor é o instrumento que organiza o crescimento da cidade. É com base nele que o Planejamento Urbano define onde a cidade vai crescer, como as vias devem se estruturar e de que forma Sinop se prepara para receber mais moradores e mais veículos. Quando essas diretrizes estão bem definidas, as ações de trânsito e mobilidade ocorrem de maneira mais eficiente e integrada”, explicou Scheila.

Obras em andamento

Entre as principais obras estruturantes do município está a construção de viadutos na rodovia federal BR-163. Ao menos três obras estão em execução no perímetro urbano da cidade, todas diretamente relacionadas à mobilidade urbana. Essas intervenções permitirão ações mais eficazes e soluções estruturais por parte da Prefeitura.

“Embora essas obras sejam de responsabilidade do Governo do Estado de Mato Grosso, elas impactam diretamente o dia a dia dos nossos condutores. Inicialmente, foram fruto de inúmeras cobranças da gestão para que saíssem do papel. Sinop tinha, até então, pouquíssimos pontos de travessia seguros no perímetro urbano, e agora contará, somados aos existentes, com mais três, o que permitirá uma projeção mais adequada e assertiva no que se refere às intervenções estruturantes no trânsito”, comentou o secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré.

As obras integram o maior projeto rodoviário em execução no Brasil, envolvendo a construção de diversos viadutos e a duplicação de mais de 400 quilômetros da BR-163, entre a capital Cuiabá e o município de Sinop. O investimento ultrapassa R$ 4 bilhões. A BR-163 é a principal via de escoamento da produção agrícola do estado de Mato Grosso.

Roneir Corrêa | Assessoria

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje