O novo terminal de passageiros do Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo entrou em funcionamento, nesta semana. O espaço é quase 300% maior que o anterior, passando de 1.545 metros quadrados para 6.049 e representa um marco significativo no desenvolvimento e na modernização da infraestrutura aeroportuária de Sinop.
As obras foram executadas pela Centro-Oeste Airports, concessionária responsável pela administração do aeroporto. O novo terminal oferece instalações modernas e ampliadas, incluindo áreas de check-in, segurança, embarque e desembarque, além de uma variedade de serviços e comodidades para os passageiros.
“Essa nova estrutura, certamente, será uma mola propulsora para o desenvolvimento de Sinop, atrairá novos investimentos e ainda mais passageiros. Nossa cidade cresce a passos largos e agora temos um aeroporto que corresponde às expectativas, necessidades e desenvolvimento de Sinop”, destacou o prefeito Roberto Dorner.
O aeroporto foi inaugurado em 2008 e teve seu contrato de concessão assinado em 2019, passando a ser administrado pela Centro-Oeste Airports e agora, além de um novo terminal, também foi executada ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, com aumento de capacidade operacional, além de novo estacionamento para veículos.
“Essa nova estrutura impulsionará o turismo, o comércio e o desenvolvimento não só de Sinop, bem como também de toda a nossa região. Nosso aeroporto é um dos que mais cresceu no país, e agora passa a ter uma capacidade a altura”, pontuou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.
Atualmente, a unidade conta com voos diários de três grandes companhias aéreas (GOL, Azul e Latam), com diferentes destinos, como Cuiabá, São Paulo (Campinas e Guarulhos) e Brasília. Essa estrutura fez com que o aeroporto fosse o segundo mais movimentado de Mato Grosso em 2023, com 342.493 embarques e desembarques (atrás apenas do Aeroporto Aeroporto Internacional Marechal Rondon).
Investimentos na região
Em paralelo às obras do aeroporto, a Prefeitura está investindo na infraestrutura da região. Nas últimas semanas, por exemplo, foi iniciada a instalação de 119 super postes, além de 476 luminárias LED de 200W na Avenida Bruno Martini (a partir do trecho do Aquarela Brasil) e Via Nino Giannotte, que dão acesso ao aeroporto, com objetivo de garantir mais segurança aos motoristas, eficiência energética e sustentabilidade. Os trabalhos são realizados por uma empresa e a contratação foi com recursos do montante devolvido pela Câmara Municipal de Vereadores.
Além da instalação de LED, o Executivo também trabalha com a duplicação destas vias, que está na reta final.