O pecuarista Antonio Renato Prata, um dos fundadores do clube Os Independentes e da Festa do Peão de Barretos, morreu neste domingo (13), em Presidente Prudente (SP). Ele tinha 92 anos e a causa não foi informada. Pratinha, como era conhecido, foi o primeiro presidente do clube Os Independentes, criado em 1955 e organizador da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP).
Ele também se tornou um tradicional criador de gado zebu e tinha paixão pelo cavalo quarto de milha. Segundo Jeronimo Luiz Muzetti, atual presidente do clube Os Independentes:
Foi um grande exemplo para todos nós, precursor do nosso clube e dos objetivos que carregamos até hoje em Os Independentes. Sempre será uma referência de profissionalismo, engajamento e vida. Fez muito por Barretos, por Os Independentes e pelo agronegócio nacional.
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) destacou que Pratinha começou sua criação na década de 1970, ao adquirir o primeiro potro no Leilão da Swift King Ranch. Dois anos depois, importou um cavalo e duas éguas dos Estados Unidos.
Ele ainda exerceu cargo de vice-presidente da ABQM e participou por inúmeras vezes do Conselho Deliberativo Técnico da associação, além de ter se nome homenageado no Hall da Fama. Pratinha deixou a esposa Carmelita, a filha Renata e seis netos.






























