Com a alta no tráfego de veículos pesados durante o escoamento da safra na BR-163, em Mato Grosso, a Rota do Oeste e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reforçam a fiscalização de caminhões e carretas. A ação acontece no Posto de Pesagem Veicular construído pela Concessionária, em Rondonópolis.
Os veículos transportando carga em excesso serão autuados e multados pela Agência Nacional. O posto de pesagem conta com duas balanças aferidas e aprovadas pelo Inmetro e ANTT. Na primeira, a ‘seletiva’, a fiscalização é dinâmica e não há necessidade de parada pelo motorista.
No ano passado, a ação de fiscalização da ANTT flagrou mais de 1,5 mil caminhões e carretas com carga acima do peso permitido. O número representa 11,4% do total de veículos aferidos. O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, acredita que esse número pode ser maior.
Vale reforçar que este índice é de quando o fluxo de veículos pesados na BR-163 não é tão intenso quanto na época da safra. Agora a rodovia recebe um número bem maior de caminhões e carretas transportando a produção, o que aumenta a quantidade de pesagens.



























