Um total de 752 pombos mortos foram encontrados no pátio da Apae, a Associação de Pais e Amigos Excepcionais, em Sorriso, a 85 quilômetros de Sinop, no último domingo (22). As atividades na associação foram suspensas na segunda e só retornaram no dia seguinte. De acordo com o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), outros 10 pombos foram encontrados debilitados e estão recebendo tratamento em uma clínica de Sorriso.
Os órgãos das aves foram retirados e levados para um laboratório em Cuiabá, onde serão feitos exames para saber a causa da morte. A previsão é que o resultado fique pronto em até 30 dias. Por recomendação do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), as aves mortas foram enterradas.

As aves morreram depois das fortes chuvas que ocorreram em várias cidades de Mato Grosso. No entanto, segundo o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, a hipótese delas terem sido atingidas por raio foi descartada.
Os veterinários do Indea fizeram uma análise preliminar e não encontraram nenhum indício de doença específica. Os órgãos e materiais biológicos foram recolhidos e estão sendo encaminhados para exames. Não temos uma causa definida. Temos que aguardar o resultado final.




























