
Em cerimônia realizada no Centro de Radioterapia do Hospital Santo Antônio, em Sinop, autoridades, lideranças comunitárias e representantes da sociedade celebraram a entrega oficial do acelerador linear, equipamento que permitirá a realização de tratamentos radioterápicos de alta precisão sem que pacientes precisem percorrer centenas de quilômetros em busca de atendimento. O investimento faz parte do programa federal de expansão da radioterapia e contou com recursos de R$ 17,5 milhões do Novo PAC Saúde.
A implantação do serviço representa um avanço histórico para a região, beneficiando milhares de pacientes de mais de 30 municípios do Norte mato-grossense. Até então, muitos pacientes eram obrigados a se deslocar para Cuiabá, Barretos (SP) e outros centros especializados para realizar o tratamento contra o câncer.
Durante a solenidade, diversas lideranças destacaram que a conquista é resultado de um trabalho construído ao longo de muitos anos. Entre os nomes lembrados esteve o do ex-deputado federal Nilson Leitão, apontado por autoridades e representantes da sociedade civil como um dos principais articuladores da implantação do serviço em Sinop.
O presidente do Hospital da Visão do Lions Clube em Sinop, Alfredo Muraro Garcia, destacou a importância da união entre entidades filantrópicas, sociedade e poder público para transformar sonhos em realidade e relembrou o histórico de Nilson Leitão com a causa.
“Em 2003, quando o Nilson era prefeito, viu a necessidade de um tratamento de câncer adequado aqui e convidou nós, do Lions, para que a gente construísse a ala de oncologia do Santo Antônio. Em 2005, com o trabalho da sociedade e do Lions Clube de Sinop, conseguimos entregar a ala de oncologia. Isso começou lá atrás. Depois veio a quimioterapia, e foi um trabalho importantíssimo que o Nilson Leitão fez, conseguindo a radioterapia”, afirmou.
O vereador Ênio da Brígida (PSDB) também ressaltou o impacto social do novo serviço para as famílias da região.
“A radioterapia representa a humanização do tratamento, porque as pessoas poderão permanecer em Sinop, em suas casas, enquanto realizam o tratamento. Agradecemos ao Nilson Leitão por ter levado esse projeto e, depois de 15 anos, Sinop alcançar essa conquista. Nosso agradecimento ao Nilson Leitão, que pensou, batalhou e lutou, e também ao Hospital Santo Antônio, que encabeçou essa demanda com sua equipe e seu conselho. Hoje, o Ministério da Saúde entrega esse importante equipamento para o município de Sinop e toda a região”, disse o vereador.
Elaine Alves, representante do Escritório Regional de Saúde, destacou que o equipamento fortalece a rede de atenção aos pacientes oncológicos não apenas de Sinop, mas de toda a macrorregião Norte.
“É um equipamento que vai fazer a diferença na vida das pessoas, que antes precisavam se deslocar para outros locais e agora terão esse atendimento aqui em Sinop, tudo via regulação, dentro da rede de assistência à saúde, que é o que preconizamos enquanto saúde pública”, afirmou.
O ex-vereador e suplente de deputado estadual Adenilson Rocha disse que o novo serviço trará mais dignidade aos pacientes oncológicos.
“Trazer a radioterapia para Sinop é trazer dignidade para o paciente que precisa ser cuidado. O paciente já está totalmente abalado, fragilizado, e ter que sair da região Norte de Mato Grosso, percorrer mais de 500 quilômetros para passar por um tratamento, é desumano. O Nilson sempre foi um homem que trabalhou muito pela saúde. Foi ele quem abriu as portas do SUS para ampliar o atendimento na cidade de Sinop”, declarou.
O diretor de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Junior, também saudou o trabalho de Nilson Leitão.
“Deu para ver aqui toda a referência que a cidade fez e faz ao senhor por essa conquista. O ministro Padilha, que é seu amigo, acompanha toda essa luta, e agradeço todo o esforço que o senhor fez junto ao governo federal”, destacou.
Leitão também comemorou a conquista.
“Isso representa, na minha opinião, o maior acontecimento para a região Norte de Mato Grosso nos últimos 10 anos. Não há obra que supere essa conquista para uma região como esta. Só temos a comemorar e a parabenizar o hospital, que lutou muito por essa causa, assim como o governo federal, por instalar e inaugurar esse serviço. Agora, o próximo desafio é garantir recursos para atender toda a população da região”, afirmou.
A cerimônia reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, representantes de entidades filantrópicas, profissionais da saúde e familiares de pacientes. O sentimento predominante foi de gratidão e reconhecimento a todos que contribuíram para que o Centro de Radioterapia se tornasse realidade.
O equipamento será colocado em operação tão logo sejam finalizados os convênios que garantirão os repasses financeiros necessários para custear os tratamentos.
Assessoria




























