O internacionalista (profissional formado em Relações Internacionais) David Zambelli Jr. denunciou um episódio de racismo que teria sofrido em uma lanchonete da rede Burger King na Vila Nova Conceição, na zona sul da cidade de São Paulo. Ele compartilhou uma imagem em seu Facebook onde é possível ver uma nota fiscal na qual é identificado como “macaco” no campo cliente.
Racismo é crime, fui chamado de ‘macaco‘. O preconceito racial é uma ‘doença’ que deve ser eliminada da sociedade brasileira. É inadmissível que em pleno século XXI, em 2018, ainda possa acontecer esse tipo de atitude racista.

Segundo o jovem, o caso teria ocorrido na madrugada de sábado (24), na lanchonete da rede localizada na Avenida Santo Amaro. O jovem registrou um boletim de ocorrência de injúria racial na Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo declarou por meio de nota:
A vítima prestou depoimento e imagens da câmera de monitoramento do estabelecimento serão solicitadas para identificação do autor.
No momento do incidente, Zambelli estava acompanhado da diplomata norte-americana Littane Bien-Aime, que costuma frequentar a lanchonete. A postagem do internacionalista foi compartilhada mais de 845 vezes no Facebook, até as 13h desta terça. O caso também foi comentado pelo pai do jovem, Luiz Paulo Lima, que escreveu:
Ontem postei uma imagem com a legenda ‘silêncios’, uma forma de me manifestar diante de tanta barbárie acontecendo no mundo. Hoje me deparo com mais um dos modelos já se tornando clássico das formas de racismo. Tal fato aconteceu com meu filho, mas pode ter acontecido com outras pessoas.
Confira o post abaixo:


























