Provavelmente todos já ouviram falar de esporão de calcâneo, que é o resultado de um crescimento anormal de um pequeno segmento do osso no calcanhar. Isso normalmente ocorre por conta de microtraumatismos, devido ao excesso de pressão sobre mesmo local.
Conforme a fisioterapeuta Walméry Ferraz, pessoas com pés cavos (curvatura muito acentuada), com pés chatos (quase sem curvatura), com obesidade ou sobrepeso, com mais de 40 anos (por conta dos desgastes natural dos ossos), pessoas que praticam exercícios físicos frequentes que forçam os pés sem dos devidos cuidados e até pessoas com doenças como fascite plantar, artrite reumatoide, osteoartrite, gota, estão sujeitas a desenvolverem o esporão calcâneo. Walméry explica:
É fácil perceber essa anomalia, normalmente surgem quadros dolorosos na região do calcanhar. Apesar de ser uma inflamação, o processo de esporão de calcâneo é silencioso, sem alterações visíveis, mas pode ser identificado por meio de uma avaliação profissional ou por exames de imagens. Os principais sintomas são dores similares a fisgadas na sola dos pés, após esforço intenso na região, como longos períodos em pé ou impactos ao realizar atividades físicas
No entanto, o esporão de calcâneo pode ser tratado por meio de fisioterapia, com a prática de exercícios que aumentam o espaço articular e restauram a força dos músculos, melhorando a flexibilidade. O tratamento tem o objeto de liberar a musculatura conjunta, a fim de reduzir a tensão muscular.

Para isso, é importante uma avaliação criteriosa com um profissional de fisioterapia. Em casos graves é recomendável que seja realizado uma cirurgia para remover o esporão.
Walméry atende à domicilio e é habilitada para trabalhar com fisioterapia desportiva. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (66) 9 9711-6378.






























