
Escoliose é o desvio da coluna para um dos lados do tronco que costuma ocorrer pouco antes da puberdade entre os nove e 15 anos.
Cerca de 80% dos casos de Escoliose é de origem idiopática, não se sabe dizer ao certo o porquê a pessoa ela se desenvolve. Ela pode aparecer em crianças, adolescentes, jovens e adultos, geralmente detectada quando criança.
A Escoliose poder tanto postural ou estrutural.
A Escoliose postural ou funcional a curvatura da coluna geralmente é leve, muda ou desaparece e a pessoa consegue autocorrigir e permanecer por mais tempo na posição sem inclinar para um dos lados. Na Escoliose estrutural a curvatura é fixa e não desaparece quando a pessoa muda de posição.
Os sinais que podem indicar a patologia são: ombros ou quadris (cintura) assimétricos, tronco inclinado mais para um lado, uma perna pode parecer menor que a outra, cansaço e dor nas costas após ficar por muito tempo sentado ou em pé.
Escoliose tem tratamento? Para indicar qual melhor conduta a ser tomada se faz necessário uma avaliação com especialista que irá solicitar exames como Raio X e mensurar qual grau de gravidade apresenta pela curvatura da Escoliose. Em casos graves com uma curvatura acima de 50° a cirurgia é indicada. Curvatura abaixo de 50° ou conforme prescrição médica a fisioterapia consegue otimizar a simetria corporal.
Lembrando que a Fisioterapia não corrige a curvatura da coluna e sim o alinhamento corporal. O tratamento pode ser feita através de exercícios cinesioterapêuticos, técnicas de manipulação vertebral, exercícios de Pilates Clínico, todos com a finalidade de reeducação postural.
Gostou do conteúdo? Conhece alguém que apresenta os sintomas correlacionados com os descritos? Procure um profissional qualificado para melhor diagnóstico e compreensão da Escoliose.
Agende seu horário 66 99711-6378


























