É normal que o ser humano sinta dores físicas quando o corpo não está bem. A dor física normalmente está sinalizando uma doença e medidas precisam ser tomadas para tratar o problema. Porém, também existem as dores psicológicas e essas nem sempre são identificadas de imediato.
Conforme a psicóloga e hipnoterapeuta, Eliavanda Abreu, a dor desencadeada emocionalmente está diretamente ligada a sentimentos de tristeza, rejeição, baixa autoestima, solidão e até a doenças mentais como ansiedade e depressão.
“Normalmente a dor emocional surge após uma grande perda ou rejeição. No entanto, isso não é uma regra. Algumas pessoas podem desenvolver esse sofrimento por situações que a deixam triste e sem entusiasmos. Por isso, o autocuidado com a mente tem sido tão recomendado. As feridas emocionais são tão danosas quanto as feridas físicas, algumas até se curam com o tempo, mas a tendência da maioria é ter problema de grande dimensão quando ignoram essas dores”, explica a profissional.
A melhor forma de tratar uma ferida psicológica é procurando alguém que entenda como descobrir as causas das dores e ajude com a melhor maneira de lidar com elas.
Um psicólogo (a) pode entender o problema, trazer uma nova perspectiva para o assunto e evitar que ele comprometa a qualidade de vida, por meio da terapia.
Agende uma consulta com psicóloga e hipnoterapeuta Elivanda Abreu pelo contato (66) 99605-0820.