Muitas mães passam por uma forte melancolia após o parto, mas poucas pessoas sabem disso. O assunto não é tão falado, porque existe uma “crença” de que este tem que ser o momento mais feliz da vida de uma mulher. No entanto, estima-se que aproximadamente 60% das puérperas sofrem com mudanças súbitas de humor, podendo ir de uma grande alegria a uma forte tristeza em questão de instantes.
E, o médico psicoterapeuta, Kristian Barros, alerta:
O nascimento de um bebê pode desencadear uma mistura de emoções poderosas, da excitação e da alegria ao medo e à ansiedade. Mas também pode resultar em algo que não se espera, como uma doença mental. Os casos leves são identificados como Baby Blues (tristeza materna), que normalmente começa nos primeiros dois/três dias após o nascimento do bebê e pode durar até duas semanas. No entanto, algumas mães podem experimentar uma forma mais severa e duradoura este misto de sentimentos, nestes casos o diagnostico pode ser de depressão pós-parto
Kristian, também explica:
A depressão pós-parto é um transtorno de humor que não possui uma causa única, provavelmente resulta de uma combinação de fatores físicos e emocionais. Em mães que vivenciam isso, os sentimentos de tristeza, ansiedade e exaustão são extremos e interferem diretamente na capacidade dela cuidar de si mesma e/ou do filho

O tratamento da depressão pós-parto é feito com antidepressivos e, eventualmente, outras medicações podem ser necessárias, por isso é importante buscar ajuda de um profissional.
Para saber mais ou agendar uma avaliação, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 996113544.


























