Depois da queda do edifício, uma igreja e três prédios da região ficaram comprometidos

Uma equipe da Defesa Civil de São Paulo analisou todo o entorno do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou na madrugada de terça-feira (1º), e decidiu interditar outros três prédios. Isso porque a avaliação, aconteceu na tarde da última terça (01) e na manhã desta quarta-feira (2), concluiu que eles havia sofrido abalos na estrutura.

Apenas alguns moradores foram autorizados a subir nos apartamentos para pegar seus pertences. O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, coronel Edson Ramos de Quadros, citou que, além dos três prédios, uma igreja também atingida por parte do edifício desabado e está seriamente comprometida.

Um dos três prédios tem 17 andares e é onde estavam os bombeiros que tentavam salvar uma vítima no momento em que o edifício desabou. Os outros dois, que ficam do outro lado da calçada, foram atingidos pelas chamas. O coronel declarou:

O prédio ao lado não demanda muito trabalho, mas se mantém interditado. Os do outro lado da rua estão com sinais de comprometimento, não graves, mas foi necessário evacuar e interditar. Ainda está sendo apurado. Não há um prognóstico definitivo.

O “comprometimento”, no entanto, não significa risco iminente de queda. Como aparentemente houve danos nas estruturas, é preciso avaliar o nível de dado nos edifícios. Isso será feito por engenheiros, mas ainda não há prazo preciso. Paulo Helene, professor de engenharia da USP (Universidade de São Paulo), explica:

Comprometido quer dizer risco de cair o reboco, a parte hidráulica, a parte elétrica. Do ponto de vista estrutural, não é grave. Mas é preciso tirar as partes que não estejam 100% e ajustá-las até que esteja 100%, para que a pessoa fique num ambiente seguro.

Escombros do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, em São Paulo (foto: Rovena Rosa)
Escombros do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, em São Paulo (foto: Rovena Rosa)

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje